O vereador e pré-candidato a deputado estadual, Adenilson Rocha (PSDB), denunciou, na tarde desta terça-feira (12), a pratica de crime ambiental com o vazamento de esgoto sem tratamento, em via pública no bairro Daury Riva.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador diz que estava passando pelo bairro quando se deparou com a situação.
Em conversa com os moradores, foi informado que a tubulação rompeu no fim de semana e que não é a primeira vez que isso acontece.
Além do mau cheiro e dos riscos de infecções e doenças diversas caso haja contato direto, o vazamento do esgoto também pode contaminar os rios da região, uma vez que escorre pela sarjeta e vai para a boca de lobo, cuja principal função é o escoamento das águas pluviais.
Adenilson prometeu acionar a Agencia Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Sinop (AGER), a quem cabe fiscalizar o contrato de prestação de serviços da Águas de Sinop, responsável pelo esgotamento sanitário.
O parlamentar também pediu a intervenção da secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, para acionar a AGER e cobrar o imediato reparo da tubulação rompida.
Para evitar que a água contaminada seja espalhada para mais longe ainda, os moradores colocaram tijolos na pista, forçando os veículos a desviarem do local.